10 dicas de chef para impressionar no seu jantar

A cozinha profissional é um mundo fascinante. Horas de trabalho a fio e muita dedicação em busca do sabor perfeito. Para quem gosta de se aventurar nos fogões, o Comitê reuniu dez dicas de chef para não fazer feio na hora receber seus convidados. Mãos à obra:
Prepare seu mise en place. Tenha todos os ingredientes separados antes de começar a cozinhar. A organização é o primeiro passo para sua cozinha funcionar.
Facas afiadas. Elas são a extensão das mãos do cozinheiro. O corte se torna mais preciso e você economiza tempo.
Use sempre fogo baixo. Acredite, isso pode salvar sua pele.
Caldos fazem toda a diferença. Em vez de usar água para as cocções, prefira os caldos. A água dilui os sabores, enquanto os caldos concentram. Cascas, ossos e aparas em geral viram bases preciosíssimas.
Sal com parcimônia. É sempre melhor ter a menos e você ainda pode usar sais especiais para dar o toque final.
Pimenta branca x pimenta do reino preta. Na hora da cocção, use a branca. Ela não deixa vestígios e seu prato ficará mais bonito. A preta vai melhor moída na hora, depois do prato pronto. Carnes e massas como cacio e pepe são pares perfeitos para essa especiaria.
Manteigas, vinagres especiais e azeites saborizados aguçam o olfato e estimulam as papilas gustativas. Invista em toques ácidos, ervas e mostardas.
Diferentes cores e texturas no prato são essenciais, não se esqueça disso. Um prato colorido é mais saudável e fica muito mais bonito. Para um flerte em cada garfada, aposte em uma farofa de pão, uma cebola crocante ou em espumas.
Bebidas alcoólicas. Rum, cachaça, whiskey e conhaque são ótimos aliados do chef. Flambe carnes, crustáceos e frutas até o álcool evaporar. O sabor residual de cada destilado fica e confere um sabor elegante.
Por fim, prove, prove e prove. O paladar é o melhor amigo do chef e uma pitada a mais pode estragar todo o seu trabalho.